domingo, 8 de abril de 2007

Páscoa vs. Vizinhança

Nesta, tal como noutras épocas festivas, é um corropio no prédio onde moro... todos os meus vizinhos sentem uma atracção ridícula e transcendental por tudo o que é festa e festança... só lhes falta a d. Constança! Mas parece que também foi convidada. Não conheço hábitos religiosos em nenhum deles (ah! há um casal praticante, mas que, por sinal, está de férias... engenhoso, ahn?) e, no entanto, todos gostam de dizer Páscoa Feliz e tal... eu, por mim, gosto sempre de ver, apesar de já o fazer há mais de 30 anos, os filmes sobre a vida de Jesus Cristo, antes a p/b, agora a cores, qualquer dia em digital, o que anseio quase desesperadamente... mas isso agora não interessa nada.
Tirando o factor que considero pseudo-religioso, nunca vi o padre da paróquia, nem tão pouco o seu séquito, a fazer a procissão pelas capelinhas lá do prédio a pedir a "propina" , benzer a habitação e fazer-nos beijar a cruz, onde tuberculosos, hepáticos, desdentados, sidáticos, etc, já poderão ter deixado os seus bacilos e vírus, ansiosos por encontrar novo e acolhedor lar... Pelo contrário, o rottweiler do meu vizinho do 2º esq. tem a estranha capacidade de, apenas com o olhar, afugentar qualquer gajo que tenha cérebro para pensar dois segundos antes de dar mais um passo... o canito, que tem um nome muito pouco apropriado, "Adolfo", até é bastante simpático, de vez em quando vem-me oferecer uns gatitos ou uns passaritos... pena é que para não os deixar caír, os aperta tanto que quando chegam, já não conseguem mais do que ficar estáticos e completamente imóveis... a minha mulher diz que eles chegam mortos, mas eu acho que só estão a fingir...
Ah, mas o que eu gosto mais nesta altura do ano, é das amêndoas, ah, as amêndoas, de chocolate, lisa cores, tipo francês, confito de pinhão e as minhas preferidas, as de licor... e os folares!!! com ovo, sem ovo, mato as saudades até à próxima páscoa...
Uma coisa que deixei, foi de comer ovos de chocolate... ainda não consegui que me explicassem como é que os coelhos poem ovos de chocolate... e os coelhos da kinder ainda são mais completos... já vêm com brinde no interior e tudo... bem, se é necessário um ano inteiro para cagarem tantos ovos, começo a compreender o sucesso dos clisteres... e porque é que a Páscoa é só uma vez por anus...
Assim, sendo, vou devorar um folar, recheado com amêndoas e confitos de pinhão, à espera que o sacristão passe aqui na rua para lhe apresentar o Adolfo... acho que pode ser o início de uma linda amizade...

1 comentário:

Socorro! disse...

Que os padres não apareçam, até compreendo, agora os sacristãos. Podiam ser como os jeovás (aos pares) mas nunca entram.
E porque não umas sacristãs? Tornava tudo mais alegre (mesmo desdentadas).