sexta-feira, 21 de março de 2008

China (infelizmente) rules...

Pois é... quantos computadores existem sem um único componente "made in china"?
O maior problema não está neles, que até são, em geral, bastante pequeninos, mas em quem quer que um país habituado a obedecer passe a ter uma economia de mercado, mas sem haver capitalismo, ou liberdade de expressão, assim tipo pseudo comunismo-liberal, que, apesar de me parecer um conceito abstractamente absurdo, não é de todo descabido neste cenário.
Apesar de todas as iniciativas que pululam um pouco por todo o mundo a favor do tibete livre, há pequenas questões que ainda me fazem um bocado de confusão...
Não haverá demasiado interesse americano metido no meio desta confusão toda?
Apesar do pragmatismo e valor que lhe é, respeitosamente, devido, não estará o Dalai Lama a ser elevado a um patamar que supera largamente o espectro religioso e espiritual?
Não estará aqui em causa o mesmo princípio que todos abominamos, meter a religião em confusões políticas? Lembram-se dos fundamentalistas? E não foi o Dalai Lama que disse que não queria violência?
Agora, o lado agressor, bem, têm o mundo nas mãos... produz quase tudo o que consumimos, detém a maior fatia da dívida pública americana e dólares suficientes para rebentar com a economia mundial e ainda assim, continuam a gostar de rolls royces cor de rosa e retretes de ouro...
O melhor simbolismo para penalizar a china foi dado pelo nosso presidente... não estar presente na cerimónia de abertura dos jogos olímpicos!Eu também não vou lá, em solidariedade com o povo tibetano e com todas as outras coisas!(em especial a minha conta bancária) Façam como nós! Vamos mostrar a essa gente que "china rules" sucks!

Sem comentários: