sábado, 4 de agosto de 2007

40%! Viu bem: 40%

Idosos desdentados rondam os 40%!

Quase quatro em cada dez idosos portugueses não têm um único dente, de acordo com os dados do Observatório Nacional de Saúde relativos a 2001. O bastonário da Ordem dos Dentistas considera, no entanto, que aquele número subestima a realidade.

De acordo com Orlando Monteiro da Silva, Portugal terá uma taxa de desdentados totais superior aos 40% entre a população com mais de 65 anos. A percentagem que consta no mais recente Observatório Nacional de Saúde indica 37,8% de idosos nessa situação. "É dramático em termos de fala, de mastigação e de contacto social, no fundo, em termos de qualidade de vida", comentou o bastonário, que frisou serem necessários pelo menos 20 dentes na idade adulta para garantir uma função mastigadora razoável."

Agora começo a perceber os reais problemas da política nacional... Eles são todos uns velhos que vivem uma situação "dramática em termos de fala, de mastigação e de contacto social, no fundo, em termos de qualidade de vida", logo, têm de resolver os seus problemas antes dos que vive o resto do país!

Obrigado, senhor bastonário, o senhor acabou de branquear a minha prótese cerebral para compreensão de actos políticos...

Sem comentários: