segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

Eh! Mais uma...

Fui hoje votar, mas bem agasalhadinho, não fosse ter algum arrepio de frio na hora da escolha… o sol brilhava, frio pouco expressivo… será que é o dia que todos falavam, em que as coisas mudarão? Será que vamos passar a ter Verão no Inverno? Será que é essa mudança que as pessoas falam? Mas, sinceramente, tive pena que as fotografias dos candidatos não fossem a cores, realçava a beleza natural deles, digo eu…
O meu sobrinho perguntou-me:
- Ó tio, mas se tu não gostares deles não podes fazer como nas pastelarias? Mandar para trás?
Fiquei encavacado. Qual poeta, tentei encontrar uma resposta de falso moralista, semi-seminarista que servisse a todo o eleitorado, sem castigar a direita ou oprimir a esquerda operária e revolucionária. Então, bonacheirão, a fazer fosquetas com as minhas bochechas rosadas pelo melhor enebriante do dia, sem correr o risco de me enganar ou esquecer quatro ou cinco vezes disse-lhe cheio de convicção: - O problema é que o Garcia Pereira não ganha as eleições!
Ele olhou para mim e eu vi que ele não percebeu um boi do que eu lhe disse, mas a política é assim mesmo, não é? Dizem-se dezenas de barbaridades que ninguém percebe e pronto.
Lembrei-me de uma pergunta que se podia fazer aos candidatos nas recalcadas entrevistas televisivas: Então, senhor doutor (senhor, apenas, na honrosa excepção do camarada Jerónimo) se o senhor fosse o Harry Potter, que magia fazia para nos tirar do buraco em que estamos?
Depois de muito pensar, sob todos os vectores de orientação político-social que os candidatos transpiram, só uma resposta é equacionável: - Transformo-vos em sapos e depois tentem sair aos saltos…
Logo a seguir tive de ir assaltar o bar…

1 comentário:

Socorro! disse...

Isto ainda vai ficar na história.
Não o blog, a eleição, claro.