domingo, 11 de março de 2007

Génio ou nem por isso…

O jovem encontra uma lâmpada mágica, perdida no oásis da Figueira, no meio do lago fedorento e, ao limpá-la, para ver se a consegui vender na feira das antiguidades do último sábado do mês no jardim, sai de lá de dentro o génio!
- Estava a ver que ninguém me chamava, diz o génio, sabes que trabalho à comissão e quantos mais otários, eh… quero dizer… afortunados mestres me encontrarem, maior vai ser o meu proveito ao fim do mês… Tens, por isso, direito a três desejos…
- Génio, diz o rapaz, queria que erradicasses a fome no planeta, mas assim que fosse para sempre… - e vai um - … queria que os solos e rios do planeta fossem despoluídos e permitissem novamente a vida de peixes e plantações… - dois – e por fim, queria que a camada de ozono recuperasse a valores de 1750!
O Génio contrapõe – Olha lá, ó puto, tu estás parvo ou quê? Eu sou génio, mas não sou Deus… não te contentas em ser rico, ter 20 a todas as disciplinas, um diploma da universidade independente, conhecer pessoalmente o Paulo Portas ou o José Sócrates? Queres ser comunista? Não preferes antes um bollycao? Uma sande de queijo e uma mine?
- Não - diz o rapaz – satisfaz os meus desejos…
E o génio, pimba, uma caixa com 3.567 ferrero rocher, transfigurando-se em Ambrósio – Um desejo cumprido, mestre, faltam dois…
- Não- grita o rapaz – não foi isso que eu pedi! Tira-me já isso daqui, que eu sou diabético!
E pimba, desaparece a caixa – E vão dois… - argumenta o génio – falta-te um!
O rapaz, percebendo que só lhe restava uma oportunidade para fazer qualquer coisa pelo país, diz, refreando a cólera que se apoderava dele – responde-me a uma pergunta, génio, o que é que tu fazias antes de andares para aí a enfiar-te nestas merdas?
- Eu – diz o génio, denotando uma certa tristeza no olhar – era professor de português… não consegui colocação e agora durante uns anos, vou ter de andar a fazer estes xanatos para ver se sobrevivo… pensas que é fácil? Ninguém nunca me pede para remodelar o governo, ou pôr a ministra da educação a andar de mini saia a mostrar as suas belas pernocas, ou forçar o primeiro ministro a mostrar, finalmente, o seu diploma de curso… sabes, o último pedido que me fizeram foi para tornar a inauguração do museu Salazar notícia de 1ª página em Portugal e no estrangeiro… só tinha 12 horas… então arranjei uns autopullmans deluxe com ar forçado e cadeiras reclináveis, convoquei todos os comunistas e sindicalistas que moravam a mais de 300 quilómetros, para justificar poder pagar o almoço a todos, juntei algumas 300 sandes de queijo e fiambre, comprei umas duzentas grades de minis e uns 50 garrafões de tinto… bem, foi um sucesso… e pronto, é a minha vida… agora que já satisfiz os teus três desejos vou-me embora, a ver se encontro alguém mais esperto que tu… E, de repente, mete-se dentro da lâmpada mágica e ambos desaparecem, deixando o jovem sem a lâmpada para vender na feira das antiguidades…

Sem comentários: