sábado, 28 de outubro de 2006

“Vinicius”

Foi uma agradável surpresa, a estreia do filme “Vinicius”, que celebra a vida e a obra de um dos maiores poetas/compositores brasileiros de sempre, recheada de cantores de renome, desde Chico Buarque a Caetano Veloso, passando por Toquinho ou Edu Mota. Para quem gosta de música, do Brasil e aprecia a obra de Vinicius de Moraes, não pode deixar de ir a Coimbra ao Lusomundo Dolce Vita até 4ª feira. É um filme documentário que vale bem os 5 euros do bilhete.
Recomendado para todos os psicólogos e sociólogos em geral e para todos em particular.

Destaco a referência da Biscoito Fino, editora do Rio de Janeiro, para o filme:
"Em seu depoimento no filme Vinicius, o poeta Ferreira Gullar diz que Vinicius de Moraes ensinou o Brasil a ser feliz. De fato, são muitas as gerações que reconheceram no poeta a alegria permanente que a música, sobretudo quando acompanhada pela lírica de Vinicius, tem sido capaz de proporcionar aos brasileiros. A trilha sonora do filme - lançamento Biscoito Fino - retrata exatamente esta capacidade de perpertuar-se que, como poucas, caracteriza a obra de Vinicius.

Gravada especialmente para o documentário dirigido por Miguel Faria Jr., a trilha reúne parceiros canônicos - Carlos Lyra, Chico Buarque, Francis Hime, Toquinho, Edu Lobo - a artistas que despertaram para a música a partir do contato com a poesia de Vinicius, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Olivia Byington, até aqueles que surgiram depois da morte do poeta - Zeca Pagodinho, Adriana Calcanhotto e os novos Renato Braz, Mônica Salmaso, Yamandú Costa, Sérgio Cassiano, Martin´alia, a neta Mariana de Moraes.

O álbum, como o filme, abre na crônica de Rubem Braga, narrada por Ricardo Blat, sobre a chegada da Primavera de 1980, a primeira desde 1913 sem a presença física de Vinicius. Presença que, para além da herança artística, se materializa como nome de rua, onde trafega o doce balanço das belas moças que o poeta não cansava de decantar. Em seguida, uma de suas mais emblemáticas canções, em parceria com Antonio Carlos Jobim, cujo título se compara à própria falta que Vinicius faz: Se Todos Fossem Iguais a Você, na voz de Renato Braz - que também canta Por Toda a Minha Vida."

Sem comentários: