segunda-feira, 2 de outubro de 2006

Mas que raio é isto?

O Tortulho leu A Voz da Figueira e conhece a pessoa que dá a entrevista de que ele fala.
Felizmente não sou eu a dar a entrevista porque provavelmente a Milu já me tinha posto um processo. Mas quem merecia um processo era ela e os respectivos chefes de serviço e quejandos que com ela trabalham.
Vamos lá a ver umas coisas simples:
1- Uma pessoa tira um curso e este deve habilitá-la para executar uma profissão de forma competente.
2- Isso também é verdade para as pessoas que por uma razão ou por outra foram dar aulas. Têm um curso que lhes dá habilitação para determinada área.
3- Dou aulas há uma porrada de anos, e sempre houve regras: grupos, escolas, quadros, etc. Está tudo preto no branco, a que é que nós nos podemos candidatar, as regras de seriação. Tudo. Até mete nojo.
4- Eis que chega o ano da graça de 2006. Esqueçam tudo o que existia. As regras não existem e tudo o que se legislou é para esquecer.

Foi criado um grupo de recrutamento (com o número 530) que agrupa a rapaziada toda de mecânica, têxteis, construção civil, secretariado, etc. Estão a ver a ideia? Eu, com a tal porrada de anos de serviço a dar mecânica, agora posso ir dar secretariado. E VICE-VERSA. E construção civil. E eles também.
Resultado? Confusão total.
Professores colocados que se recusam a dar aulas porque não têm habilitações para isso. E o que se faz? Abre-se concurso para mais professores, e os primeiros ficam sem horário.
Estão-se a rir? Esta é a pura da verdade!
Grande poupança.
Agora apareceu uma coisa fabulosa (vejam o site www.drec.min-edu.pt) que são os códigos 000 e 999. Alvíssaras a quem os descobrir na legislação.

Para finalizar, umas perguntas de alguém que está completamente farto disto:
- Porque não há uma limpeza geral na incompetência nestes organismos e colocam esta gente no seu patamar de competência (Principio de Peter) que é capaz de ser a pedir esmola porque são completamente incapazes?
- Quantas pessoas estão prejudicadas e não têm possibilidades de recorrer a advogados para impugnar os concursos?
- Porque raio os merdas dos sindicatos não dizem nada?
- Estão à espera que alguém perca a cabeça para depois ser notícia de abertura na TVI?
- Que democracia é esta que não respeita nem faz respeitar as leis que produz?

Ao ler um jornal deste fim de semana, alguém criticava uma empresa americana, que se vai embora de Nelas e de Portalegre, porque nos tratava como um país do terceiro mundo.
Afinal o que é que nós somos, quando as escolas voltaram à velha tradição dos horários na gaveta? Sim, horários que não vão a concurso com as justificações mais disparatadas. E as pessoas que queriam concorrer a esse horários? Será que ninguém se lembra delas? E dos alunos que continuam sem aulas?
Que se lixem os alunos. Há coisas mais importantes.

A empresa americana vai para onde? Levem-me com ela.

Sem comentários: